The Runaways – Garotas do Rock (The Runaways, 2010)

by

Por Bruno Pongas

The Runaways passa longe de ser o melhor filme já feito sobre rock, tampouco se trata de um registro documental sobre a história da banda de mesmo nome. A trama é baseada na trajetória do grupo, que surgiu na década de 1970 em busca de espaço num cenário amplamente dominado por homens. Detalhe: o quinteto era formado apenas por garotas.

Entre erros e acertos, o resultado final da obra é bom. A diretora Floria Sigismondi conseguiu um bom trabalho em sua essência: transmitir o espírito rebelde e desafiador daquela época, retratado especialmente pelo produtor Kim Fowley, aqui brilhantemente interpretado por Michael Shannon, que sabia que o grupo só chegaria aonde chegou se transpassasse violência e sexualidade.

As Runaways (Fugitivas, em português) duraram cinco anos (1975-1979). Nesse período, lançaram quatro CDs: The Runaways (1976), Queens of Noise (1977), Waitin` for the Night (1977) e And Now… The Runaways (1978).

Seus maiores expoentes foram Cherie Currie, a temperamental vocalista, e Joan Jett. Vale recordar, no entanto, da bela Lita Ford, que construiu uma carreira de grande sucesso pós-Runaways, tendo inclusive um dueto com Ozzy Ousbourne em If I Close my Eyes Forever.

E é justamente aqui que está um dos grandes erros do roteiro. Ford foi simplesmente deixada de lado. Tudo bem a história ser focada em Currie e Jett, mas a guitarrista deveria ter sido lembrada com mais carinho. Para piorar, ela ainda passa uma imagem de chata – e quem nunca ouviu a banda certamente irá concordar.

Outro erro do roteiro é apressar demais os acontecimentos. A fita tem menos de duas horas, poderia ter sido melhor trabalhada. Aqui, o espectador fica perdido em meio aos fatos. Tudo é muito mal explicado, desde o relacionamento adolescente entre Joan Jett e Cherie Currie até os motivos que causaram a ruptura do grupo.

Apesar dos defeitos, as qualidades me mantiveram ligado durante os 105 minutos. O que mais me animou foi o desempenho de Kristen Stewart (a chatinha Bella Swan, de Crepúsculo) e Dakota Fanning, que aos 16 anos está crescendo muito como atriz.

Kristen se destaca no papel da carrancuda Joan Jett. É um personagem complexo, completamente distinto da enjoada Bella Swan. Jett tem personalidade forte, é uma líder nata. Isso a atriz transmite ao espectador muito bem. O mesmo vale para Dakota Fanning, que dá vida à instável Cherie Currie.

O ponto forte, no entanto, é a trilha sonora, que embala perfeitamente a história das garotas rebeldes. Aqui, temos muito mais do que apenas The Runaways. O espectador tem a chance de ouvir clássicos do rock como I Wanna Be Your Dog (The Stooges), Rebel Rebel (David Bowie) e Pretty Vacant (Sex Pistols).

The Runaways – Garotas do Rock é um filme para quem já conhece a banda ou simplesmente é apreciador de Rock and Roll. Quem não se encaixa em nenhum desses perfis pode ficar em casa e economizar seu dinheiro, porque o resultado final pode ser uma legítima bomba.

Minha Nota: 7.5

Anúncios

Tags: , , ,

7 Respostas to “The Runaways – Garotas do Rock (The Runaways, 2010)”

  1. Anne Kelly Says:

    The Runaways – Garotas do Rock é um filme ESPETACULA!

  2. Anne Kelly Says:

    Bruno Pongas vc é um idiota!

  3. Iracelly Says:

    Tão espetacular qto o teu ESPETACULA sem o *R* ¬¬’
    Concordo em quase tudo que disseste,exceto em uma coisa: a atuação da Kristen,ela como atriz é uma ótima dançarina,acho que o único papel dela que talvez me convenceu foi o do filme ‘Quarto do Pânico’ e olha que lá se vai quase 10 anos?
    Eu particularmente acho que ela mantém um padrão na maioria dos papéis em que atua.
    That’s my opinion.

    P.s:Adorei o post.

  4. Iracelly Says:

    Ah,desculpe não especificar,a resposta do ESPETACULA*R* era pra Anne Kelly.

  5. Jefferson Reis Says:

    Gostei muito do filme.

  6. Leka Marcondes Says:

    Posso falar que só li seu post agora? hahaha E adorei. Deu até vontade de ver de novo!
    ;*

  7. Bárbara Says:

    Nossa, eu amo muito A Saga Creúsculo, sou uma viciada, mecho em tudo quanto é site pra saber noticias sobre o casal.
    E e gostei muito desse.
    Eu acho que Crepúsculo é o melhor filme de todos.
    EU AMO MUITO… :D

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: