Rota Comando (Rota Comando, 2009)

by

Rota Comando

Por Bruno Pongas

A violência da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) é velha conhecida dos cidadãos paulistanos. A polícia que atira antes de perguntar aterrorizou bandidos e inocentes nos idos das décadas de 1980 e 1990. Nos últimos tempos, no entanto, a tropa de elite da polícia paulista vem tentando apagar a péssima imagem construída ao longo dos anos. O temor do carro cinza e dos homens de boina já foi maior um dia, mas é inegável que ainda hoje eles gozam de um respeito impressionante – grande parte dele conquistada na base da força.

O filme Rota Comando, de Elias Junior, tenta retratar de forma ficcional o cotidiano desses homens pelas ruas de São Paulo. À primeira vista, é inegável uma semelhança com Tropa de Elite – premiado longa de José Padilha. Com o passar do tempo, vemos que ambos têm bem mais coisas em comum do que se possa sugerir. A temática, claro, é a mesma… mas além disso, Elias Junior faz questão de repetir a fórmula que fez do filme carioca um sucesso: a interminável luta entre policiais e bandidos, as subtramas infindáveis, a pseudo-lição de moral e até a narração em off –  que aqui é uma nítida cópia (desnecessária) do roteiro de Tropa de Elite. Desta maneira, podemos tranquilamente classificar Rota Comando como o primo pobre entre os dois. Também pudera… o orçamento precário de pouco mais de 500 mil reais justifica a falta de qualidade.

Falando nisso, poderia gastar linhas e mais linhas falando mal da trama, já que tecnicamente ela é nada mais do que sofrível. Pois é, caro leitor, se você sentar na poltrona esperando algo bem trabalhado e rebuscado, pode procurar outra coisa melhor para fazer. Tudo vai de mal a pior com o passar do tempo… a direção é fraca, o roteiro é péssimo e o desempenho do elenco é tenebroso (salvo raras excessões). Diálogos rasos, trilha sonora inadequada, técnica de quinta categoria… definitivamente a trama carece de um cuidado maior. O conjunto da obra é fraquíssimo, as subtramas se perdem de tal forma – auxiliadas por uma montagem bisonha – que só com muita boa vontade é possível aceitar tamanho besteirol.

Como de costume em filmes desse tipo, temos o famoso julgamento moral durante as passagens. De acordo com o pensamento da polícia – e por consequência do diretor – tudo bem matar bandido, afinal, é um a menos dentro da sociedade. Mas pera lá! Como uma de nossas autoridades pode usar um argumento desses no melhor estilo ‘os fins justificam os meios’? Se Tropa de Elite se preocupava em maquiar esse lado fascista com um pseudo-conflito moral da personagem principal, Elias Junior nem sequer se dá ao trabalho disso. É mais realista? Sem dúvidas, e até mais honesto… mas jamais justificável. O problema da nossa sociedade é outro: é político! Contudo, é preferível passar por cima disso e mostrar que o melhor remédio para a nossa realidade é somente erradicar os causadores da desordem. Que grave erro, que falta de bom senso…

Para finalizar, é claro que Rota Comando tem lá os seus pontos positivos. Talvez o principal deles seja conseguir prender o espectador durante a maior parte da fita. Mesmo as mais de duas horas passam rápido, e ao primeiro sinal de enfraquecimento o filme acaba – um grande mérito. No final das contas, concluo que mesmo a Rota merecia um trabalho de melhor qualidade e mais caprichado (especialmente na parte técnica, que é praticamente amadora). Do jeito que foi apresentado, no entanto, o longa de Elias Junior é desprezível, seja como arte, como documentário ou como qualquer outra coisa que se proponha.

Curiosidade: Conte Lopes, ex-membro da Rota e atualmente Deputado Estadual pelo PTB, faz uma pequena ponta no filme. Seu desempenho, no entanto, é sofrível como o do restante do elenco. Falando nele, vale ressaltar que a trama é inspirada em seu livro, intitulado ‘Matar ou Morrer’.

Minha Nota: 3.5

Direção: Elias Junior
Gênero: Ação/Policial
Duração: 138 minutos
Elenco: Mauricio Bonatti, Flávio Micchi, Alex Morereira, Thiago Guastelli, Ivan Villabel, Leandro Pres, André Prado, João Prado e Conte Lopes.

Tags: , , , , , , , , , , , ,

28 Respostas to “Rota Comando (Rota Comando, 2009)”

  1. Dewonny Says:

    Nossa, eu vi esse e gostei..rsrs..mas lógico q ñ tem comparação com o ótimo tropa de elite!
    Abs! Diego!

  2. Doc Brown Says:

    eu nem sabia da existência desse filme!

    mas pelo o que você falou fica claro que eles queriam bebar na fonte do Tropa de Elite. acho que vou deixar passar esse…

    falow!

  3. Luís Says:

    Eu não vi e – como você disse que se assemelha muito a Tropa de Elite – não vou ver.
    Cansei do Brasil mostrando sempre violência, violência, violência…

  4. _X_ Says:

    AFFFFF
    Você deve ser mais uma que idolatra mala, Tropa de Elite é um lixo comparado ao ROTA Comando.
    “A violência da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) é velha conhecida dos cidadãos paulistanos. A polícia que atira antes de perguntar aterrorizou bandidos e inocentes nos idos das décadas de 1980 e 1990. Nos últimos tempos, no entanto, a tropa de elite da polícia paulista vem tentando apagar a péssima imagem construída ao longo dos anos. O temor do carro cinza e dos homens de boina já foi maior um dia, mas é inegável que ainda hoje eles gozam de um respeito impressionante – grande parte dele conquistada na base da força.”

    Se você gosta de mala, vai casar com 1 seu merda

    • Bruno Pongas Says:

      Se vc acha isso procure minha crítica sobre ‘Tropa de Elite’ neste mesmo blog. Aliás, eu mesmo vou pegá-la e postá-la aqui pra vc ler.

  5. Bruno Pongas Says:

    https://moviefordummies.wordpress.com/2009/03/03/tropa-de-elite-tropa-de-elite-2007/

    Veja e pense antes de falar groselha!

  6. jose de padua gomes Says:

    adorei, belissimo filme, parabens ao elias junior por esta grande obra

  7. VIGILANTE PREDOLIM Says:

    parabens a todos diretores atores, e ao nosso mentor conte lopes nosso lema é esse matar ou morrer , esse filme mereçe o oscar tks

  8. Sergio Says:

    Eu assisti esse filme e
    gostei muito meus amigos
    fala ki eu pago pau pra
    rota mais eu nem ligo …
    Parabens ai todos ki
    fizeram o filme
    ass:sergio

  9. fernando Says:

    rota ai sim, vagabundo e no cachão ne na cadeia não

  10. kaique Says:

    gostei muito do filme e da foto se vc guiser saber mais sobre a rota entre nesse site; http://www.rota.com

  11. Eleneu coelho da silva Says:

    Este filme pra mim é melhor que o tropoa de elite.

  12. Tamara Says:

    Eu achei o Rota Comando melhor que o Tropa de Elite…
    O filme carioca foi,para mim,muito decorado,e não mostrou a realidade do BOPE,já o Rota Comando expressou bem tudo o que a ROTA faz por nós pulistas e brasileiros…
    Eu já sofri duas tentativas de assaltos,mas graças à ROTA,hoje estou aqui,com saúde,firme e forte.
    Os homens de boinas pretas e braçais da ROTA salvaram a minha vida e a do meu filho de apenas 3 anos,duas vezes…
    Serei eternamente grata à esse grandes heróis!

  13. Thaianne Gonçalves Says:

    É totalmente verdade tudo o que essa tal de Tamara disse aí em cima…
    O filme Rota Comando conta a realidade da ROTA…
    Nasci em São Paulo,mas me mudei para o RJ faz 2 anos…
    Quando morava em SP,na zona sul,sofri muitas tentativas de assaltos,mas graças à esses heróis não acontecia nada comigo…
    Agora,que moro no RJ,e moro perto do Centro de Treinamentos do BOPE,em 2 anos,sofri 3 assaltos…
    Estou apta a voltar para SP,pois lá estou totalmente protegida com a ROTA.
    Se não existisse a ROTA,não sei o que seria de nós paulistas…

  14. Paloma do Carmo Jesus de Lima Says:

    Através do filme ROTA COMANDO eu mudei minha visão para com a policia brasileira. A ROTA é a esperança brasileira pois enquanto estiver ROTA nas ruas sempre haverá um amanhã. Parabens aos produtores desse filme e parabéns a todos rotarianos que com certeza são verdadeiros heróis.
    Espero de coração que todos Rotarianos sejam iguais aos do filme honestos e honrrando verdadeiramente o Braçal que carrega em seu braço esquerdo. Esses sim são verdaeiros heróis pois saem nas ruas para mostrar aos bandidos quem é que manda quando acham que são os donos de São Paulo.

  15. Paloma do Carmo Jesus de Lima Says:

    Quero desejar parabéns a todos aqueles que participaram desse filme pois com certeza é melhor que tropa de elite. Tenho ele em casa e assisto muitas vezes pois me encantei com o trabalho da Rota.
    Muitos amigos falam que é só um filme que não mostra a verdade que não é porque é ROTA que é diferente das outras policias que são tudo desenesto mas apartir desse filme eu passei a defender os Rotarianos pois acredito neles sei que são a esperança Braseleira. Verdadeiros heróis.

  16. César Andrade Guimarães Says:

    Primeiro, se você quiz dar uma de escritor: Filho pra sua redação ficar ruim ainda tem que melhor muito, porque você não escreve nada com nada. Mas vamos ao que importa.
    Em particular eu assisti o filme e gostei, não é igual ao Tropa de Elite? não. Mas se eu quise um filme identico ao Tropa de Elite eu colocaria um cd no meu pc e copiaria. Se vc não gosta do trabalho da Rota evidentemente é pq já foi abordado por ele em alguma situação não favoravel a vc, mas q bandido tem q morrer isso sim. Mas em breve vc descobrira e mudara de opinião, assim q algum vier roubar vc, ai vc vai acordar.

    Parabénspelo blog e pelo tema de discurção

    • Bruno Pongas Says:

      César. Primeiro que você está distorcendo completamente as coisas. Falei mal de ‘Rota Comando’ como cinema, pois evidentemente é um filme ruim, falando de CINEMA, que fique bem entendido.

      Nunca fui abordado pela ROTA, mas já fui sim vítima de bandidos. Minha casa já foi assaltada duas vezes e numa delas, inclusive, minha família ficou sob a mira dos assaltantes. No entanto, não acho que a solução seja sair por ai matando a torto e a direito. Acho que a culpa disso tudo é do Estado.

      Se você tiver interessado em uma discussão sadia te passo meu e-mail e aí podemos conversar melhor.

      Abs!

  17. Cris Says:

    Respeito sua opnião, mas acho um exageiro o seu ponto de vista negativo quanto a ação da policia, sempre se questionam sobre a violência da policia contra bandidos, mas porque também não questionarmos sobre a violência que é usada contra esses homens que estão lá fazendo o seu trabalho com a cara e a coragem e que muitas vezes perdem a vida e deixam filhos, esposas, pais e amigos? Não são esses os principios que a sociedade questiona quando a policia mata um bandido? Mas por que ñ nos questionamos quando ao contrário os bandidos matam a policia? Não sou a favor da violêcia seja ela contra bandios e nem tão pouco contra policiais e cidadões de bem, mas acho que a sociedade é hipocrita. Devemos lembrar que bandidos são inimigos não só da policia, mas acima de tudo da sociedade que é mais atingida por esses desalmados, que quando estão com uma arma na mão pouco se importa se nós cidadões trabalhadores temos “família” e mete fogo. A sociedade precisa acordar para a grande realidade da vida, e parar de justificar a ação de bandidos em que muitas vezes para essa paracem ser mais a “vítima” do que de fato “bandidos”.

  18. Alexandre Calzetta Says:

    No dia que precisar da ROTA peca ajuda o bandido!

  19. Valdelino Gomes Says:

    Gostaria de ver a ROTA, mais vezes no meu bairro, zona sul região do capão redondo.

  20. marcel Says:

    o filme ROTA comando é mto realista sim, parabéns aos rotarianos, pq quem gosta de bandido concerteza odeia policia, e quem pede ajuda a bandido é pq faz parte da criminalidade de alguma forma, quando tiver amarrado sendo torturado por um sequestrador Alexandre! peça ajuda a um bandido, talvez ele acabe logo de te matar.** é ROTA na veiaa parceiros

  21. joao carlos de jesusd pereira Says:

    assim me chamo joao sera que as pessoas quem tem tattuagem consegui a servi com segui assim eu sou de 08/06/88 sera que consigo a servi quas sao as chanse de servi e presiza do que

  22. Lui Says:

    pior filme que ja vi da minha vida

  23. Anônimo Says:

    excelente filme, inteligentíssimo senhor Elias júnior, bravíssino senhor Conte Lopes, pois, este filme somente os seres humanos inteligentes é que pode entendê-lo.Fica bravo não as pessoas que não entenderam, pois a vida é assim mesmo.

  24. Marcelo de S.S. do Paraíso - MG Says:

    Gostaria primeiramente de cumprimentar o excelentíssimo senhor deputado CONTE LOPES, pela iniciativa de colocar em público toda uma vida profissional, e mostrar a realidade do nosso país, pois,foi e ainda é, considerado e amado por uma nação servindo como exemplo de vida para todo ser humano.

  25. DIEGO M. S. Says:

    O TROPA DE ELITE gasto tanto dinheiro pra mostra quanto a policia do Rio de Janeiro é corrupta. ROTA COMANDO gasto quase
    nada comparado com o tropa de elite e mostro quanto a rota é a favor do cidadão.

  26. Carlos Says:

    A ROTA é infame em SP, é sim. Entre os bandidos, traficantes, estudantezinhos maconheiros recalcados e etc.

    Pergunte pra qualquer cidadão honesto sobre a ROTA, eles clamam por ela.

Comente!

