O Terminal (The Terminal, 2004)

by

2004_the_terminal_010

Por Bruno Pongas

Embora muitos não o achem grande coisa, Steven Spielberg é reconhecidamente um dos maiores cineastas de todos os tempos. Sempre muito inovador, principalmente no quesito técnico, Spielberg foi autor de grandes obras, como Jurassic Park, A Lista de Schindler, O Resgate do Soldado Ryan e A Cor Púrpura.

Se o filme dos dinassauros ficou marcado pelo avanço tecnológico e a realidade extrema dos animais pré-históricos – o que impressionou muita gente na época -, outros, como o já citado A Lista de Schindler, ficaram marcados como obras-primas em seus respectivos gêneros.

Qualquer vertente de comédia nunca foi a especialidade de Steven Spielberg – o diretor sempre preferiu se aventurar com fantasias e devaneios. Talvez porque seja muito difícil fazer comédia com originalidade e sem fugir de esteriótipos – algo muito comum nesse tipo de filme.

O Terminal passa longe de ser a obra-prima de Spielberg e nem sequer chega a figurar entre os seus melhores trabalhos. No entanto, algo que impressiona na carreira do cineasta é a sua regularidade; assim, já era de se esperar que a comédia fosse de qualidade – e realmente é.

Quem encabeça a trama é o experiente Tom Hanks – que carrega o filme nas costas com primor. Seu personagem é Viktor Navorski, imigrante de um país fictício que é impedido de adentrar em solo americano pois seu país, a Krakozhia, sofreu um golpe de estado, perdendo assim o reconhecimento por parte dos Estados Unidos. Sem alternativas para voltar e quase nada fluente no idioma local, Navorski se vê obrigado a ficar no próprio aeroporto.

É aí que começa a bela história de O Terminal. O personagem interpretado por Hanks é simplesmente cativante. Com muito carisma e simplicidade, aos poucos ele vai conquistando a todos no aeroporto. Mesmo o romance clichê com Amelia Warren, papel executado pela bela Catherine Zeta-Jones, se torna gostoso e divertido devido à simpatia e beleza dos personagens. As outras passagens, que mostram o imigrante tentanto sobreviver em meio ao cotidiano caótico de um lugar super movimentado, também atraem bastante o espectador, já que apresentam um Navorski determinado para conquistar seu objetivo, o que é encantador – vide os meios que ele usa para conseguir se alimentar dentro do aeroporto.

Alguns pequenos erros vêm à tona durante o longa. O principal deles é o seu final, que ao meu ver é totalmente simplista e destoa do restante da história. Mesmo assim, O Terminal é um produto recomendável, uma comédia despretensiosa e muito agradável de se assistir. Vemos aqui um “Spielberg menor”, sem o brilhantismo de outrora, mas regular como de costume.

Minha Nota: 7.5

Direção: Steven Spielberg
Gênero: Comédia/Drama
Duração: 128 minutos
Elenco: Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones, Stanley Tucci, Chi McBride, Zoe Saldana e Diego Luna.

Anúncios

Tags: , , , , ,

6 Respostas to “O Terminal (The Terminal, 2004)”

  1. Iris Says:

    Eu gosto do filme!
    Minha cabeça condicionada prefere finais felizes à la contos de fadas, e doeu ver que aconteceu justamente o mais provável, mostrando que a realidade é cruel, etc etc etc. Mas ainda assim gostei, é eficiente e bem costurado!

  2. O Cara da Locadora Says:

    É bonitinho mesmo, eu me divirto…

  3. Leka Marcondes Says:

    Spielberg não é grande coisa?
    O Terminal não tem brilhantismo?

    Você é insuportável.

    • jjchacal Says:

      Spielberg realmente não e grande. e o que ha de bom veja a
      serie de volta para o futuro , jurassi parck, a lista schindler e por ai vai inumeros sucessos otimas diversões

  4. jjchacal Says:

    filme divertido nem um pouco cansativo. boa diversão.como diz o colega bem costurado.

  5. Lucas Conrado Silva Says:

    Eu acho esse um dos melhores filmes do Spielberg. Acho os personagens muito cativantes e a trilha sonora, apesar de discreta, é sensacional. Respeito sua opinião, mas não concordo.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: