Vicky Cristina Barcelona (Vicky Cristina Barcelona, 2008)

by

vicky-cristina-barcelona07

Por Bruno Pongas

Woody Allen é um dos cineastas mais regulares em atividade nos dias de hoje. É impressionante o fato de ele lançar praticamente todo ano um novo filme, e, ao contrário de muitos que costumam produzir rapidamente e com muita frequência, mas não necessariamente com qualidade, Allen consegue nos brindar a cada ano com agradáveis surpresas.

Se Match Point foi um marco em sua carreira, com um roteiro inteligente e bem construído, capaz de intrigar o espectador até o seu final, o mesmo podemos dizer de O Sonho de Cassandra, que segue um modelo bastante parecido com seu antecessor. Esses foram apenas dois exemplos de filmes recentes de Woody Allen que me chamaram bastante a atenção – ambos muito originais, intrigantes, apreensivos e surpreendentes.

Em Vicky Cristina Barcelona, Woody Allen deixa de lado o suspense e o drama para mergulhar em um gênero bastante difícil de se fazer com originalidade – a comédia. O palco não poderia ser mais propício – as ‘calientes’ e belas cidades de Barcelona e Oviedo, na Espanha. Um fato curioso é que o cineasta hollywoodiano é um dos poucos que se arriscam fora dos Estados Unidos; seus últimos filmes foram todos filmados em solo europeu, utilizando-se assim de toda a beleza das cidades do ‘velho continente’.

Os personagens foram escolhidos a dedo; Scarlett Johansson é novamente uma das protagonistas do diretor, e mais uma vez executa seu papel com excelência na pele da impulsiva Cristina. Contudo, não foi seu desempenho que me chamou atenção; Javier Bardem se consolida cada vez mais como um dos melhores atores dessa nova geração. Após fazer bonito no dramático e sensível Mar Adentro, Bardem se tornou ainda mais conhecido do grande público ao interpretar o macabro vilão Anton Chigurh, no premiado Onde os Fracos Não Têm Vez. No seu novo filme, o ator está na pele do esteriotipado Juan Antonio, típico espanhol sedutor e cativante, que, com seu charme e despreocupação, tenta levar as mulheres para a cama. Ao mesmo tempo em que é conquistador e carismático, ele vive em problemas com sua ex-esposa – a problemática Maria Elena, vivida pela outra grande chave da trama, a também espanhola Penélope Cruz. A personagem de Penélope é tudo que não se deseja em um relacionamento: neurótica ao extremo, doida, desconfiada e com tendências suicídas. Acostumada a ser dirigida pelo seu compatriota Pedro Almodóvar, a atriz se sai maravilhosamente bem nas mãos de Allen e faz uma atuação marcante – desde as divertidas discussões em espanhol com o ex-marido até a bela cena do beijo com Scarlett Johansson.

Em linhas gerais o filme é excelente, encantador do começo ao fim e muito bem dirigido. Para quem achava, ou acha que Woody Allen está ficando velho e sem o mesmo talento de outrora, tenho certeza que está bastante enganado, pois dessa vez ele nos brinda com uma comédia de verdade e pra lá de original.

Minha Nota: 9.0

Direção: Woody Allen
Gênero: Comédia
Duração: 96 minutos
Elenco: Javier Bardem, Patricia Clarkson, Penelope Cruz, Scarlett Johansson, Rebecca Hall.
Anúncios

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “Vicky Cristina Barcelona (Vicky Cristina Barcelona, 2008)”

  1. Luís Says:

    Eu também gostei bastante do filme e a minha mais agradável surpresa foi a presença de Penélope Cruz, que transmiste charme em todas as cenas, até mesmo naquelas em que não diz nada, apenas observa, com olhos desconfiados.
    Não sou muito fã de Scarlett Johanson, mas admito que gostei dela nesse filme, assim como acho que Rebecca Hall fez um trabalho à altura das já experientes Joahnson e Cruz. Javier Barden encanta com eficiência, não somente as moças, mas qualquer um que assista ao filme.
    E a cena do beijo, bastante simpática, foi o extremo da sensualidade.
    ^^

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: