Homem de Ferro (Iron Man, 2008)

by

iron-man

Por Bruno Pongas

Confesso que nunca fui dos mais interessados em histórias em quadrinhos; não pelo fato de não gostar de HQ’s, mas por não ter adquirido o costume de lê-los e também pela pouca divulgação veiculada aqui no Brasil.
.
Até simpatizo com heróis como Batman, Homem-Aranha e Capitão América – só para citar alguns exemplos -, mas estou longe de ser daqueles aficcionados que conhecem de cor tudo sobre a personagem e são capazes de esperar horas a fio em uma fila de cinema para assistir uma estréia desse tipo.
.
Pois bem; ontem, no conforto do meu lar, assisti ao blockbuster-mega sucesso de bilheteria, Homem de Ferro – baseado no HQ da Marvel. De início, sem dúvidas, houve um pouco de preconceito, já que, a não ser pelo pôster do filme, sequer conhecia a armadura do super-herói.
.
Não há como não dizer que me assustei ao começar a ver o filme; parecia mais uma daquelas histórias em que detonam os países do Oriente Médio e ao mesmo tempo endeusam e inflam o ego dos norte-americanos. Nessa parte, felizmente me enganei. Contudo, o diretor Jon Favreau comete alguns deslizes que merecem ser citados.
.
Me desculpem os fãs do HQ e os que acharam o filme um máximo, mas, sinceramente, achei a história e o roteiro um pouco defasados – parecem um pouco forçados e falta aquele quê a mais para o espectador. Outros defeitos que ao meu ver poderiam ter sido melhor trabalhados foram os trinta minutos finais da trama e principalmente o confronto derradeiro, que deixa muito a desejar – fica a impressão que foi tudo concluído com muita pressa e acabaram por atropelar a qualidade. Um último destaque negativo fica por conta da má utilização da atriz Gwyneth Paltrow; poderiam ter se aproveitado melhor do seu grande talento mas, infelizmente, seu papel ficou reduzido se comparado a outros dentro da trama.
.
Mesmo assim, tenho de admitir que o resultado final me surpreendeu. Apesar de ter lido algumas boas críticas à respeito, não botava muita fé no homenzarrão de lata. Na pele, ou melhor, na armadura do personagem principal, está o excelente Robert Downey Jr. Interpretando o milionário descompromissado da indústria bélica, Tony Stark, Downey dá um colorido especial à trama. Seu carisma, aliado à sua competência, contribuem e muito para o andamento do filme. Além disso, apesar de não ser das melhores adaptações já feitas de quadrinhos para cinema – Batman e Spider Man ficam à frente -, Homem de Ferro está longe de ser um produto ruim.
.
Outro e último ponto positivo a ser destacado é a trilha sonora; o HQ é embalado por um rock que vai desde os australianos lendários do AC/DC aos acordes modernos e contagiantes do Muse, que interpretam a bela música Invincible. Como não poderia deixar de ser, o som de encerramento fica por conta da também lendária banda Black Sabbath, que toca a inconfundível e propícia Iron Man.
.
No final das contas, o diretor ainda deixa evidente seu posicionamento quanto à política armamentista também evidente norte-americana – eles próprios que fincanciam e lucram com as guerras pelo mundo. E ainda há quem diga que eles são os salvadores do planeta…
.
Minha Nota: 7.0

Direção: Jon Favreau
Gênero: Ação
Duração: 126 minutos
Elenco: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Jeff Bridges, Gwyneth Paltrow, Leslie Bibb, Shaun Toub e Faran Tahir.

Anúncios

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Homem de Ferro (Iron Man, 2008)”

  1. dica da locadora: homem de ferro « Rock n’ Roll Train Says:

    […] entanto, como somos um blog voltado para o lado musical, é impossível falar em Homem de Ferro sem citar sua ótima trilha sonora – que é de extremo bom gosto e parece ter sido escolhida a […]

  2. Roberto Camargo Says:

    Sou o mais suspeito para falar sobre grandes produções de hollywood, principalmente aquelas que revelam alguém usando máscara e protegendo a população… Entretanto, vou falar mesmo assim…
    Achei o filme ótimo, com uma trama que se desenrola num bom ritmo e que ainda conta com Robert Downey Jr., que, convenhamos, dá show a cada intrepretação sua.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: