Força Policial (Pride and Glory, 2008)

by

forcapolicial_2009-brasil

Por Bruno Pongas

O gênero policial se tornou algo comum nos últimos tempos. A cada ano que passa, vemos mais e mais filmes desse tipo sendo despejados no mercado. Alguns – a minoria – têm alguma qualidade, no entanto, a maior parte é ruim, sem graça e pouco relevante – o que desgasta ainda mais o já saturado tema.
.
Força Policial, trama que estreou recentemente aqui no Brasil, felizmente foge à regra. Contudo, gostaria primeiramente de fazer uma crítica ao título dado para o filme em português. Força Policial é um nome pouco convidativo ao espectador – soa mais como um bando de policiais que saem matando por aí a torto e a direito do que qualquer outra coisa. Diferentemente do título original: Pride and Glory, Orgulho e Glória em português.
.
A trama do irlandês Gavin O’Connor, diretor semi-novato em Hollywood, é densa e profunda, pois trata de problemas que ultrapassam a barreira do conflito ‘Policial X Bandido’ – o foco principal da história é a família. É interessante como o julgamento de valores é diferente quando é a nossa família que está em questão – e isso é perfeitamente mostrado no filme, que também aborda temas como traição e a corrupção dentro da polícia.

O elenco é bom e tem desempenho acima da média; a começar por Edward Norton. É incrível como são bons ou ótimos a maioria dos filmes que ele faz. Norton, que completará 40 anos em 2009, já tem no currículo duas indicações para o Oscar; a de melhor ator por A Outra História Americana e a de melhor ator coadjuvante por As Duas Faces De Um Crime – sem dúvidas um dos grandes expoentes de sua geração. Outro bom e jovem ator é Colin Farrel, que evoluiu bastante ao longo de sua carreira; ambos estão excelentes nos papéis principais de Força Policial. Para completar o time, temos o sempre competente Jon Voight e Noah Emmerich, que também faz um bom trabalho.
.
Apesar de só tecer elogios até aqui, a história de O’Connor também tem defeitos, como por exemplo, o roteiro. Há uma quebra de ritmo ao longo do filme, o que pode, para muitos, fazê-lo perder a graça. Essa quebra acontece especialmente do meio pro final, quando ao invés da trama evoluir para assim chegar no clímax final, ela simplesmente estagna. Contudo, o argumento ainda se salva pelos ótimos diálogos entre os personagens; ou seja, apesar dessa falha, o roteiro ainda tem seus pontos positivos.
.
Força Policial dá um ânimo extra no desgastado gênero, seja pela história interessante ou simplesmente pelo ótimo desempenho do elenco. Gavin O’Connor, que havia estreado em Hollywood com a comédia Livre Para Amar, volta dez anos depois com um ótimo thriller policial; vale a pena conferir.
.
Minha Nota: 8.0
.
Direção:
Gavin O’Connor
Gênero: Policial/Drama
Duração: 125 minutos
Elenco: Edward Norton, Colin Farrell, Jon Voight, Noah Emmerich, Jennifer Ehle, John Ortiz, Frank Grillo.
Anúncios

Tags: , , ,

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: