Estômago (Estômago, 2007)

by

estomago

Por Alessandra Marcondes

Quando falamos de filme nacional, o que vem primeiro à sua cabeça? Tramas violentas demais vendo um só lado da história, como os opostos Tropa de Elite e Carandiru, ou personagens marcadas pela pobreza vistas em Central do Brasil e Auto da Compadecida? Pois bem, abandone seus preconceitos e vá ver Estômago. O primeiro longa de Marcos Jorge é comédia e drama ao mesmo tempo; inteligente, mas escrachado, faz pensar em questões importantes da natureza humana sem se preocupar em vender a imagem de cult.
.
Raimundo Nonato (João Miguel) vem do nordeste tentar a vida na cidade grande e assume o papel de anti-herói rapidinho, quando o espectador se vê torcendo pela sucesso da figura feia e atrapalhada na telona. Para a surpresa geral, ainda no início do filme, sabe-se que o bicho grilo foi parar na prisão, e ambas as fases da personagem vão se desenvolvendo paralelamente, método que instiga a curiosidade de quem assiste: qual crime Nonato teria (ou não) cometido?
.
A obra se destaca pelo seu conjunto de detalhes. Como Nonato segue a carreira de cozinheiro, dicas curiosas de cozinha são salpicadas feito tempero na história, interessando leigos e donas de casa. Sacadas do diretor, que vão muito além dos diálogos engraçadíssimos na expressão de João Miguel, permitem ao espectador mais atento uma comparação do processo digestivo corporal com as relações de poder entre os homens (reparem bem na diferença entre a primeira cena e a última do filme).
.
O abismo cultural que nos diferencia coloca Nonato em vários apuros, e me pus a questionar meus próprios hábitos quando vi que, em um banquete de cadeia, cachaça é melhor do que vinho, pois este tem cheiro de cachorro molhado, e carne crua chamada ‘carrapato’ (Carpaccio) com certeza dá doença. Cenas grotescas mexem com o estômago de quem não está acostumado a comer arroz cheio de larvas, mas a história de amor entre Nonato e a prostituta Íria (Fabíola Nascimento), junto com a música delicada que embala as cenas de refeições, dá suavidade a um filme forte e carnal.
..
Tem gente que diz que faz mal porque é fritura, né…
Os médico diz que entope as veia…
Mas esses médico são encanador, agora?
.
Direção: Marcos Jorge
Gênero: Drama
Duração: 112 min
Elenco: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani, Zeca Cenovicz, Paulo Miklos.
Anúncios

Tags: , , , , , ,

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: